Thursday, October 16, 2008

SONHOS..






Segundo o dicionário sonho significa: “conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam à mente durante o sono”; Derivação: sentido figurado. Desejo vivo, intenso, veemente e constante; aspiração, anseio / idéia ou ideal dominante que alguém ou um grupo busca com interesse ou paixão.

O sono é um fenômeno físico pelo qual o corpo entra em repouso, é um momento de reposição de energias, ficando a alma parcialmente liberta, a ele ligada através de um cordão prateado. Para o espírito o sono é uma forma de morte, aparente e incompleta, que abre as portas para o sonho.



O que é o sonho, como se manifesta e qual a sua função? Por que sonhamos e o que acontece enquanto sonhamos? Essas questões suscitam debates e pesquisas há milhares de anos. Desde o Egito antigo, no tempo dos faraós, o sonho já era objeto de estudos. Na Grécia, os famosos templos de Asclépios (deus da medicina) recebiam pessoas em busca de conselho e cura, muitas vezes atribuída à ajuda dos sonhos. Na Bíblia, consta que a interpretação que José deu ao sonho do faraó evitou sete anos de fome . Foi também em sonho que um anjo apareceu para São José anunciando que Maria esperava o filho de Deus. Os xamãs, na Ásia, ou os índios, na América, também atribuíam um grande valor aos sonhos.

Acredito que eu seja a pessoa que mais sonha que eu conheço, sonho praticamente TODOS os dias, e com pessoas conhecidas , estranhas , mortas , famosas. Esse mês eu sonhei que eu tava pegando a Xuxa , eu ein, quem disse que agente escolhe o que vai sonha não é mesmo?!
O que mais me intriga foi uma vez que eu sonhei que estava indo para uma rave com meu irmão , e lá todos eram zumbis meio que mortos vivos, e na volta eu batia o carro e saia do meu corpo e via todos no chão desacordados inclusive EU . E misteriosamente depois de um mês a estradinha que eu sonhei era a qual eu estava voltando da rave eu e meu irmão , mas graças a Deus não aconteceu nada , voltamos em paz.

Esquisito é quando você sonha tão profundo que chega a ser real, e quando você acorda depois de dormir 12hrs é como se tivesse cochilado por 5 min. Na minha concepção em algumas noites minha alma sai para dar uma voltinha e nesta volta encontra outras e a danada só volta quando estou para acordar , e resultado disso tudo é um cansaço mental maior de o que quando eu fui dormir. Lendo blogs alheios , encontrei justamente o que eu penso escrito:

“‘Resposta dos Espíritos Superiores: - Pelos sonhos. Sabei que, quando o corpo repousa, o Espírito dispõe de mais faculdades que no estado de vigília. Tem a lembrança do passado e às vezes a previsão do futuro; adquire mais poder e pode entrar em comunicação com os outros espíritos, seja deste mundo, seja do outro. Freqüentemente dizes: "Tive um sonho bizarro, um sonho horrível, mas que não tem nenhuma verossimilhança". Enganas-te. É quase sempre uma lembrança de lugares e de coisas que viste ou que verás numa outra existência ou em outra ocasião. O corpo estando adormecido, o Espírito trata de quebrar as suas cadeias para investigar no passado ou no futuro .”

Uiiii da até um receio . Froid até explica isso , ele defendia que o ser humano era guiado pelo seu subconsciente e que os sonhos tinham muito sentido,não é a toa que ele é o pai na psicanálise, se tivesse deixado o cara trabalhar direito teríamos mais respostas ainda .

Mas se querem saber, nem sei se eu quero respostas para todos os meus sonhos, alguns que eu já tive premonitórios eram verdadeiros , e nem precisou que ninguém me contasse ou eu descobrisse , tudo o que um dia eu sonhei era verdadeiro. As vezes tem coisa que eu nem queria saber , mas alguém de outro plano sempre fez o favor de me contar .


Certa vez eu estava dormindo em lugar X e de porta trancada e SOZINHA , tava tão cansada que comecei a sonhar e misturar com a realidade , e do nada entrou uma mulher falando em inglês comigo , eu olhei para ela , eu vi NITIDAMANTE todos os detalhes , ela tinha cabelos castanho claro , estava de vestido florido vermelho.Nesse momento minhas pernas ficaram mole,eu senti um dos maiores frios na minha barriga , foi uma das maiores mescla de sonho e realidade .


Eu também acredito que é durante os nosso sonhos que se realizam o grande encontro de almas no Universo , são nesses minutinhos que elas viajam na velocidade da luz para se encontrarem . Os motivos? eu não sei, e acho que nesta vida eu não vou descobrir . Mas tudo tem um motivo e um significado, mas não cabe a nossa sabedoria.

Mesmo tendo sonhos ruins e bons ,eu AMO sonhar. Amo me encontrar com o desconhecido, viajar, flutuar e passear mesmo que seja por alguns instantes segundos. Como dizia minha querida Aurora:




"Foi você o sonho bonito que eu sonhei

Foi você eu lembro tão bem você na minha visão

E me fez sentir que o meu amor nasceu então

E aqui está você, somente você a mesma bela visão

Aquela do sonho que eu sonhei...

Queira perdoar-me não pretendia assustá-la!

(aurora)Oh não... não foi isso... mas é que você é...

(príncipe felipe)Um estranho?

(aurora)Uhum
(príncipe felipe)Mas não se lembra? nós já nos encontramos!
(aurora)Nós dois?
(príncipe felipe)Claro... você mesma disse... uma vez no sonho!"

GISELE GAZOLLI

1 comment:

Anonymous said...

Gisele Gazolli em... "Ensaios Sobre o Sonho".

Gente, que saudade que deu dos clássicos da Disney!!

Muito legal seu texto, Gi.
Eu sonho demais também, às vezes me confundo se as coisas realmente aconteceram ou eu que sonhei.

Só discordo de uma coisa: Freud não explica nada, ele morreu!!! Rs...

Beju, ruivaaaaaaaaaa!!
=)