Sunday, February 1, 2009

VÍCIOS E VIRTUDES


Vício (do latim "vitium", que significa "falha ou defeito" ) é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. Seu oposto é a virtude.

É o que sempre estamos fazendo pela última vez e normalmente considerados pelas pessoas como motivos de prazer ou considerados como obsessão. Ele não é outra coisa senão o sacrifício do futuro ao presente.

“A virtude é quando se tem a dor seguida do prazer; o vício, é quando se tem o prazer seguido da dor”

Um detalhe: os períodos onde a dor e o prazer se inserem variam, sendo que o segundo é sempre mais longo e permanente que o primeiro, em ambos os casos. Daí a relação que se cria também com o trabalho, como processo doloroso que gera prazer posterior permanente, e que portanto, eleva(m) o homem, através do orgulho e da vitória. Fatalmente, o vício relaciona-se também com a perda, a derrota, e portanto, a queda, fechando um ciclo conceitual que interliga o social, o biológico, o religioso e a ética-moral laica.

E quando saber se aquilo que você pensava ser uma virtude se tornou um vício? Acredito eu que quem está do lado de dentro é a última pessoa a responder a essa pergunta, afinal não existe relatos na história de viciados que assumam seus vícios inicialmente.Todos dependentes enchem o peito e gritam que são capazes de abdicar aos seus desejos a hora que lhe for conveniente.

Assim como aqueles que não vivem sem cigarros, bebidas e drogas existem outros que criam uma obsessão por pessoas,animais, ideais etc. O qual é a pior droga que existe, pois ela não dão prazer ao corpo mas sim a alma.

Triste ver o ser humano escravo e si mesmo , não podendo conter seus desejos. Há quem diga não obter nenhum vício, eu desminto,afinal todas as pessoas tem suas vontades ocultas, das quais fazem questão de realizar mesmo que anônimato.Eu não fumo, nem bebo e menos ainda me drogo, mas quem me conhece sabe que o meu vício é pior do que todos esses.

Alguns tem a virtude de serem jovens e outros o vício de serem velhos. Não estou aqui para julgar ninguém , porque acredito que o auto julgamento é o pior de todos eles. Nem estou aqui para condenar os viciados; aos mais próximos cedo minhas palavras e alertas de que as conseqüências de tudo isso aparecem a longo e não curto prazo.

No meu julgamento as pessoas que se acabam, só prejudicam a uma pessoa: a elas mesmos. Ao contrário de outros que possuem o pior de todos os vícios que é a MENTIRA. O mentiroso é perigoso mas também não passa de um coitado que precisa de ajuda. Existem pessoas que perdem a noção do ridículo e se perdem em suas próprias mentiras, a ponto de chegarem ao extremo de elas mesmo acreditarem em suas mentiras e fazer daquele fato, verdadeiro ,e uma observação: elas não são autistas.

Outros casos de mesmo nível são aqueles famosos que comem ovo e arrotam caviar, e tem a mania feia de querer estar nos lugares da moda com gente legal, mesmo quando ausentes dizem que estavam lá, e aquele que se atrever a desmentir, ele vai tentar rebaixá-lo ao máximo e lembrar aquela vez que você não tinha $100 reais para fechar a garrafa com ele. A maioria desse tipinho habitam em Guarulhos, porque todos moram na mesma cidade mas alguns acreditam estar em New York, outras acham que a Paulo Faccini é a Oscar Freire, passeiam pelo Bosque Maia pensando estar no Central Park e comem na Maria Cereja jurando estar comendo no Alain Ducasse.Essas pessoas sim eu diria que são autistas por opção..rs

Independente do que você escolheu para se tornar dependente, não deixe que isso seja um obstáculo na sua caminhada, ou abra mão de sonhos por causa deles,o importante é manter sua personalidade e suas vontades independente de qualquer coisa.


"Os vícios entram na composição da virtude assim como os venenos entram na composição dos remédios. A prudência mistura-os e atenua-os, e deles se serve utilmente conta os males da vida."


GISELE GAZOLLI

No comments: